Nos Jogos Olímpicos de Londres, os atletas de Taekwondo somarão pontos por pontapés na cabeça assim que o pé toque na cabeça do adversário, independentemente da intensidade, como até aqui acontecia.
A alteração promoverá uma maior uniformização da pontuação neste desporto e encorajarão os atletas a procurarem mais golpes deste género, mas com menos força, explicou Jeongkang Seo, director desportivo da Federação Internacional de Taekwondo: «Acreditamos que estas alterações preservarão a natureza do taekwondo e mantê-lo-ão seguro».
«Continua a não ser fácil pontapear o adversário na cabeça», acrescentou.
Em 2010, as regras foram alteradas. Os atletas ganhavam três a quatro pontos por um pontapé na cabeça, variando em função da técnica envolvida. O critério estava a cargo dos árbitros, que normalmente tinham em conta a força do pontapé.
Alguns responsáveis apontavam inconsistências nas regras de pontuação, dada a natureza subjectiva da avaliação, e os atletas queixavam-se de que alguns golpes não eram contabilizados, alterando os gestos técnicos.
«Assistimos a pontapés estranhos. Alguns pareciam mais ballet», descreveu Jeongkang Seo à Associated Press, que espera agora que os atletas mais flexíveis saiam a ganhar, permitindo-lhes atacar de mais perto e dificultando o contra-ataque.
Fonte: AP/SOL
Sem comentários:
Enviar um comentário